Assembleia de Comarca: Mozart Assembleia de Comarca

domingo, dezembro 30, 2007

Mozart



O génio Wolfgang Amadeus Mozart, nasceu na pequena cidade austríaca de Salzburgo, em 27 de Janeiro de 1756 e foi um fenómeno durante toda sua vida. Foi o sétimo e último filho sobrevivente de Leopold e Anna Maria Mozart.
Compôs o primeiro concerto aos 11 anos de idade e o útlimo em 1791, ano de sua morte.
É considerado o maior de todos os compositores de ópera. A sua primeira ópera, “As Bodas de Fígaro” foi composta no ano de 1786 com a ajuda do poeta italiano Lorenzo da Ponte (1749-1838). Não obteve grande sucesso na cidade de Viena, mas atraiu a atenção de muitos na cidade de Praga. Recebeu uma encomenda para compor uma nova ópera, de que resultou “Don Giovanni”, considerada por muitos especialistas a sua grande ópera, estreada em Praga a 29 de Outubro de 1787. No ano de 1789, escreve “Così fan tutte”. Mesmo com o sucesso das suas obras, enfrenta problemas financeiros no final da década de 1780. Para complicar ainda mais a situação, a sua saúde e a de sua esposa Constanze Weber, com quem casou em 1782, começam a apresentar problemas. No ano de 1791, compõe as duas últimas obras da sua vida, as óperas “A Clemência de Tito” e “A Flauta Mágica”.
Com a saúde debilitada, morreu com apenas 35 anos de idade. A causa da sua morte foi, provavelmente, uma forte infecção intestinal.Um dos maiores génios da música de todos os tempos, morreu em Viena a 5 de Dezembro de 1791.

referer referrer referers referrers http_referer